segunda-feira, 29 de junho de 2009

Relatório das Atividades Desenvolvidas no Laboratório (1º bimestre)

Escola de Ens. Fundamental e Médio Prof.ª Oneide de Souza
Município de Marabá
Facilitadores: Sônia Cristina Limas Souza
Ronan lucas de oliveira
Maria das Graças Gurgel Pontes

Breve Histórico

A escola Prof.ª Oneide Tavares apesar de ser uma das mais tradicionais e conceituadas de Marabá, só veio a ter possibilidade de iniciar um trabalho diferenciado com as TICs (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) a partir deste ano de 2009, pois nos anos de 2007 e 2008 a escola tinha recebido alguns computadores, mas os mesmos permaneceram lacrados, nas caixas, até janeiro deste ano. Além disso, nos anos anteriores a sala destinada ao laboratório de informática passou por uma reforma dividida em duas etapas, mas não contemplou a necessidade da escola, pois além de ser pequena, não dispõe de todas as condições necessárias para o funcionamento e atendimento satisfatório à comunidade, como será demonstrado no relatório a seguir.

Relatório das Atividades Desenvolvidas no Laboratório (1º bimestre)
- 20/01 a 30/01/2009: familiarização dos formadores com o ambiente (laboratório) e seus recursos tecnológicos;
-02/02/2009 a 16/03/2009: período de planejamento, no qual houve a re-elaboração do Plano de Ação para o funcionamento do laboratório neste ano letivo. A re-elaboração do mesmo contemplou além de outras coisas:
1. redefinição de objetivos gerais e específicos;
2. períodos ou dias de atendimento a alunos e professores (cronograma).

-Desenvolvimento de projetos interdisciplinares a ser aplicados pelos facilitadores:
 Jogos Educativos, Ens. Fundamental;
 “VIOLÊNCIA” , Ens. Fundamental;
 “DIVERSIDADE SEXUAL E COMBATE À HOMOFOBIA NA ESCOLA”, no Ens. Médio;
-Apresentação do Plano de Ação do Laboratório à equipe gestora e aos professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino ;
-Apresentação do laboratório aos alunos pelos facilitadores ;
-Participação dos formadores em eventos da escola;
-Uso do laboratório como suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas na escola;
-Contribuição para os relatório do Sistema Positivo, a respeito das instalações e recursos tecnológicos do laboratório;
-Registro de todos os objetos existentes no laboratório;
-Disponibilização dos recursos do laboratório para toda a comunidade escolar;
-Envio de ofícios para a SEMED solicitando a instalação de mais 10 tomadas;
-Envio de ofícios para 4ª Ure solicitando a instalação da Internet e a ampliação do espaço físico do laboratório;
-repasse de informações para a direção da escola sobre o funcionamento e as condições físicas do laboratório, para que a mesma repassasse os problemas aos setores responsáveis, o que ocorreu inúmeras vezes através de ofícios enviados.


-Quanto ao facilitadores:

 Presentes e disponíveis na escola nos três períodos;
 Tomando as medidas necessárias para o funcionamento e conservação dos equipamentos disponíveis;
 Em processo de capacitação para o trabalho com os recursos do laboratório.
 Apenas um dos facilitadores já está lotado, os outros dois cumprem fielmente seus horário no laboratório, mas ainda não estão lotados no referido ambiente.




OBS.: São vários os problemas estruturais do laboratório:

1. sala pequena com capacidade máxima para 15 alunos;
2. são apenas 20 computadores, 10 doados pela SEDUC e 10 pelo Município;
3. só 10 tomadas;
4. dos 20 computadores apenas 15 estão ligados, sendo 02 estabilizadores interligados e usando uma mesma tomada;
5. 05 computadores e 01 impressora encontram-se desligados devido a falta de tomadas e espaço no laboratório;
6. Os computadores não estão ligados em rede;
7. São apenas 10 pontos de rede;
8. Já consta no laboratório um “Rak” para ponto de captação da Internet;
9. Não dispomos ainda de Internet, o que tem desmotivado muito os alunos e professores no uso do laboratório como suporte ao ensino.

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